O incrível episódio de Nadal com 15 anos que demonstra o seu caráter

Por José Morgado - 12 Setembro, 2019
nadal

Rafael Nadal, de 33 anos, integra o lote de melhores tenistas (e desportistas) da história mas a sua impressionante capacidade de trabalho e luta que mostra de cada vez que sobe ao court não é coisa nova. Toni Nadal, o seu tio e treinador de sempre, contou em entrevista pós 19.º título de Grand Slam um episódio muito curioso de quando o seu sobrinho tinha apenas 15 anos e jogava nos juniores.

“Estava a vê-lo jogar num torneio de juniores e ele estava a perder 5-0 diante de um rapaz que não era assim tão bom. Fiquei muito longe, para que ele não se sentisse pressionado e houve um amigo meu que ao ver  o que se estava a passar aproximou-se de mim e disse-me que o meu sobrinho estava a jogar com uma raquete partida”, contou Toni, que nem queria acreditar quando se aperceber que o seu amigo tinha razão.

O tio de Rafa rapidamente passou a mensagem para dentro do court e o sobrinho ficou supreendido ao constatar que tinha a raquete quebrada no topo. “Ele acabou por perder esse encontro na mesma e no final eu dei-lhe na cabeça e perguntei-lhe por que raio ele não conseguia, aos 15 anos, aperceber-se que a raqueta estava partida. Ele disse-me que estava tão habituado em culpar-se a ele próprio dos seus erros e não arranjar desculpas que nunca pensou que o problema pudesse estar… no material.”

Uma lição de vida para muitos meninos que agora começam a jogar e que tantas vezes procuram desculpar os seus erros com aquilo que os rodeia.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.