O homem por detrás do momento de Berrettini é da equipa de Djokovic

Por José Morgado - Julho 8, 2019
berrettini

Matteo Berrettini tem 23 anos e está a viver o melhor momento da sua carreira. Este ano, o italiano venceu 11 dos 12 encontros que disputou em relva e está nos oitavos-de-final de Wimbledon depois de salvar match points diante de Diego Schwartzman na terceira ronda. Agora, o transalpino acredita que pode derrotar Roger Federer, ainda que tenha noção das dificuldades.

O italiano tem trabalhado nas últimas semanas com Craig O’Shannessy, o estratega tático que tem ajudado Novak Djokovic, integrando a equipa técnica do sérvio há algum tempo. O’Shannessy desenha planos de jogo para os seus jogadores baseados em dados estatísticos e em análise detalhada de vídeos e tem trabalhado igualmente nos últimos meses com outros nomes para além de Djokovic, como é o caso da top 10 WTA Sloane Stephens.

Nas últimas semanas, Berrettini derrotou Nick Kyrgios, Felix Auger-Aliassime e Karen Khachanov (duas vezes).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com