Nove portugueses à porta do quadro principal no Setúbal Open

Por Bola Amarela - Junho 3, 2024

Hugo Maia e Tiago Silva venceram a ritmos diferentes e apuraram-se para a terceira e última ronda do qualifying do Setúbal Open, onde nove tenistas portugueses vão discutir o apuramento para o quadro principal. Esta é a nona edição do ITF M25 que o Clube de Ténis de Setúbal organiza com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Setúbal, este ano entre 2 e 9 de junho.

Um dia depois de uma estreia tranquila, Hugo Maia (1536.º classificado no ranking ATP) voltou a confirmar o favoritismo e venceu o compatriota Duarte Correia por 6-1 e 6-3 para chegar à ronda de acesso, que vai discutir com o norte-americano Jackson Ross (responsável pela eliminação de Gonçalo Falcão no match tie-break).

Mais complicada foi a estreia de Tiago Silva (1598.º). Depois de beneficiar de uma falta de comparência no domingo, o jovem português teve de dar a volta ao neerlandês Yoav Versloot, sem classificação profissional, para triunfar por 3-6, 6-2 e 10-3 e juntar-se ao suíço Batiste Guerra (travou Francisco Guimarães).

Tiago Torres (1802.º), que venceu Rupert George por 7-5 e 6-0, e Tomás Luís (1999.º), que eliminou Rodrigo Oliveira Alves por 6-2 e 6-1, também confirmaram o estatuto de cabeças de série — oitavo e décimo, respetivamente — e agendaram um dos dois braços de ferro 100% portugueses da jornada de terça-feira.

O outro colocará Guilherme Valdoleiros (3-6, 6-4 e 10-4 sobre o primeiro cabeça de série, Rafael Izquierdo Luque) frente a frente com Diogo Morais (6-2 e 6-2 ao suíço Arenui Luethi).

Francisco Oliveira (6-1 e 6-0 sobre João Morgado), Illia Stoliar (6-4 e 6-4 a Tomás Tenil) e Vasco Prata (6-2 e 3-0 frente a Nuno Pinheiro quando este se retirou) também ganharam direito a discutir a ronda de passagem ao quadro principal.

Os nove portugueses que entrarão em ação a partir das 10h de terça-feira terão como missão juntarem-se aos outros nove que já estão assegurados no quadro principal. São eles Frederico Silva (389.º), o único entre os cabeças de série, Pedro Araújo (639.º), campeão em Monastir no domingo, Tiago Pereira (736.º), João Domingues (810.º), Francisco Rocha (905.º), também com entrada direta, e os convidados Rodrigo Fernandes (1204.º), Gonçalo Marques (1464.º), Diogo Marques (2048.º) e João Dinis Silva, recém-campeão de dois torneios sub 18 consecutivos em Lousada.

Sabe-se de antemão que pelo menos três deles chegarão à segunda ronda e até que um já está garantido nos quartos de final, pois João Dinis Silva vai medir forças com Pedro Araújo no encontro luso da metade inferior do quadro e na superior o vencedor do duelo entre Diogo Marques-Rodrigo Fernandes cruzará com o do encontro entre Francisco Rocha-Frederico Silva.