Novak Djokovic alcança feito incrível e inédito na história do ténis mundial

Por José Morgado - Janeiro 28, 2019

Novak Djokovic, número um mundial, venceu este domingo a edição de 2019 do Australian Open, conquistando com isso o seu terceiro título do Grand Slam consecutivo, depois de Wimbledon e US Open, no ano passado. O sérvio, que pode chegar a um segundo DjokoSlam em Roland Garros, chega a uma série de três Majors seguidos pela terceira vez na carreira, um feito… inédito na história da modalidade.

Nunca, em tempo algum, um tenista havia alcançado três séries totalmente distintas de três Grand Slams seguidos. Por exemplo, Roger Federer fê-lo duas vezes — entre Wimbledon 2004 e Australian Open 2005 e entre Wimbledon 2006 e Australian Open 2007 — e Rafa Nadal apenas uma — entre Roland Garros e o US Open de 2010.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt