Nova era: 24 dos 32 jogadores nos ‘quartos’ dos grandes torneios em 2022 nasceram após 1996

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 14, 2022
sinner-mc

Há cada vez mais sinais de que o ténis virou mesmo a página e a nova geração está cada vez mais firme, até mesmo nos torneios importantes. Prova disso é o que tem acontecido este ano nos quatro grandes torneios desta temporada: os três Masters 1000 (Indian Wells, Miami e Monte-Carlo) e no Australian Open. Basta olhar para as 32 vagas somadas nos quartos-de-final para perceber esta nova dinâmica.

Ora, 24 dos 32 postos em ‘quartos’ foram ocupados por tenistas nascidos em 1996 ou mais tarde, sendo que se apontam facilmente as exceções. Rafael Nadal (Australian Open e Indian Wells), Grigor Dimitrov (Indian Wells e Monte-Carlo), Gael Monfils (Australian Open), Nick Kyrgios (Indian Wells), Cameron Norrie (Indian Wells) e Diego Schwartzman (Monte-Carlo).

Resta saber se a tendência se vai manter em Madrid, Roma e, claro, Roland Garros. Será que a nova geração vai continuar a dominar ou os mais velhos vão voltar a ter uma palavra a dizer, especialmente nas rondas finais?

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AlGruskin/status/1514662906188775428?s=20&t=ycJIMq9y4EDgNEuvNfPHkw

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt