Temos nova campeã: Muguruza bate Serena e entra na galeria de vencedores de Grand Slam
Aos 22 anos, Garbiñe Muguruza entra na galeria dos grandes campeões. A jovem espanhola levou a lição bem estudada para derrotar a norte-americana Serena Williams, número um mundial, por 6-4 e 7-5, e sagrar-se vencedora de um torneio do Grand Slam pela primeira vez em Roland Garros, garantindo igualmente a subida de dois lugares até ao segundo posto do ranking WTA – a sua melhor classificação de sempre.
Num encontro de bom nível, Muguruza foi superior durante grande parte do duelo no capítulo da resposta ao serviço, colocando Williams em dificuldade logo a partir da segunda bola, e acabou por ser mais acutilante e assertiva nos momentos importantes. Serena apresentou um nível superior do que nos restantes embates que havia protagonizado em Paris, mas não foi suficientemente eficaz no fundo do court.
Com este resultado, Muguruza, a jogar a sua segunda final Grand Slam depois de Wimbledon 2015, torna-se na primeira jogadora espanhola a sagrar-se campeã em Roland Garros desde Aranxta Sanchez Vicario em 1998. Para além disso, a portentosa tenista impede o 22.º título do Grand Slam a Serena Williams, que lhe permitiria igualar Steffi Graf no número de troféus conquistados em provas desta categoria.
Em caso de triunfo de Williams, a campeã em título, que em 2014 já havia sido derrotada na segunda ronda de Roland Garros por Muguruza – igualmente em parciais diretos -, tornava-se também, aos 34 anos, na mais velha campeã de sempre no Grand Slam parisiense e igualava a belga Justine Henin com quatro títulos conquistados em Paris.