Noruega-Portugal, 3-1: Ruud derrota Faria e seleção nacional perde a eliminatória

Por José Morgado - Setembro 14, 2024
faria-ruud

A seleção portuguesa da Taça Davis foi derrotada por 3-1 diante da Noruega nos arredores de Oslo não vai disputar a fase de qualificação para as Davis Cup Finals em 2025, algo que não acontecia há três anos. Jaime Faria (157.º ATP), obrigado a ganhar para manter a equipa portuguesa na luta, não resistiu a Casper Ruud, número 9 do Mundo, e perdeu por 7-6(3) e 6-2 no encontro que dita o desaire português na eliminatória por 3-1.

Ruud, que na véspera havia perdido para Henrique Rocha, ‘emendou a mão’ com duas vitórias este sábado. Depois da vitória em pares, impôs-se igualmente no seu segundo encontro de singulares da semana, levando a melhor diante de Faria, que deu muito trabalho ao ex-número dois ATP no primeiro set.

Portugal voltará a competir em fevereiro, mas no Playoff de permanência no Grupo Mundial I (segunda divisão da Taça Davis). Será a primeira vez desde 2022 que Portugal não joga pelo acesso às Davis Cup Finals…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com