Niculescu surpreende Kvitova e conquista título no Luxemburgo pela primeira vez
Monica Niculescu, número 51 do ranking mundial, não poderia ter terminado a época de 2016 de melhor maneira. A romena de 29 anos, conhecida pelo seu estilo de jogo bizarro, sagrou-se este sábado campeã do torneio WTA International do Luxemburgo e conquistou o seu terceiro título da carreira, primeiro desde setembro de 2014 em Guangzhou, na China.
Costuma dizer-se que à terceira é de vez. E foi mesmo. Depois de duas finais perdidas na prova luxemburguesa, em 2011 e 2012, Niculescu conseguiu alcançar o troféu com uma vitória categórica, surpreendendo a checa Petra Kvitova, número 11 mundial e primeira cabeça de série, pelos parciais de 6-4 e 6-0, em curtos 68 minutos.
“Adoro vir aqui, é o meu torneio preferido. Obrigado a todos. Definitivamente quero voltar no próximo ano”, começou por dizer Niculescu, antes de dar os parabéns a uma pessoa especial. “Obrigado ao meu treinador, com quem trabalho há muitos anos. Hoje também é o aniversário da minha mãe, ela não está aqui, mas estou muito feliz. Muitos parabéns, mãe”, rematou a romena.
Com este título, Monica Niculescu, ex-top 30 WTA e também campeã em Florianopolis em 2013, deverá ascender 14 posições na hierarquia para figurar, na próxima segunda-feira, no 37.º posto. Já Kvitova, que se colocou em segundo lugar do ranking em 2011, está de regresso ao top 10 mundial, fechando o lote das dez primeiras.