Neuza Silva orgulhosa no Jamor: «Foi uma semana perfeita»

Por José Morgado - Abril 15, 2023
neuzaa

A seleção nacional feminina assegurou, este sábado, a promoção para o Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge ao assinar a quinta vitória da semana nos courts de terra batida do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras. A equipa da Grécia ficou com a outra vaga de apuramento no torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organizou entre os dias 10 e 15 de abril.

“Foi uma semana perfeita em que vencemos cinco grandes equipas. Tivemos alguns momentos de aperto, mas conseguimos sempre dar a volta. Hoje enfrentámos uma equipa da Geórgia bastante perigosa e vencemos sem perder sets, o que mostra o quanto esta equipa cresceu ao longo dos últimos dias. Acabámos com o público a puxar por nós, como tínhamos pedido, e a jogar muito bem”, afirmou a capitã, Neuza Silva, na conferência de imprensa final.

Inês Murta, que é a mais velha da equipa ainda que somente tenha 25 anos, falou da “experiência incrível” em representar Portugal e não teve dúvidas em realçar que a seleção nacional feminina “é a que puxa mais pela equipa” em relação às restantes congéneres e que “a amizade faz a diferença”. “Esta semana vai dar-me ainda mais motivação e confiança neste que está a ser um dos melhores começos de temporada que já tive”.

Francisca Jorge, que foi responsável por oito vitórias (quatro em singulares, quatro em pares), destacou “a união que cresceu de dia para dia” e, emocionada, descreveu a campanha lusa como “uma semana completamente perfeita.”

No fecho da semana, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, expressou a satisfação por ter celebrado o apuramento de Portugal para o Grupo I: “Estou muito contente porque conseguimos ganhar todos os confrontos que jogámos e conseguimos a promoção. Como sabem, o nosso grande objetivo era a manutenção, mas esta semana acabou por ser uma aposta ganha. Acredito muito nestas atletas e se virem os meus discursos dos últimos anos tenho afirmado que vamos apostar muito no ténis feminino porque as jogadoras são muito novas e ainda nos vão dar muitas alegrias.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt