Naw continua a fazer história para a Síria e está nos ‘quartos’ em Koblenz

Por José Morgado - Fevereiro 1, 2024

Hazem Naw, jovem sírio de 24 anos que fez história para o seu país na terça-feira ao tornar-se no primeiro jogador da Síria a vencer um encontro no quadro principal de um torneio Challenger, continua a fazer história no torneio de Koblenz, na Alemanha, e esta quinta-feira apurou-se para os quartos-de-final e logo de forma… incrível.

É que Naw, número 422 do ranking ATP, derrotou o alemão Oscar Otte, 274.º da hierarquia mundial mas antigo top 30, por 2-6, 7-6(3) e 6-4, tudo isto depois de ter estado a perder por 2-6, 3-5, 0-30! Um feito notável e que pode ser significativo para a modalidade numa região do globo necessitada de exemplos tenísticos (e não só…) como este.

Naw vai defrontar na sexta-feira o checo Zdenek Kolar, quinto cabeça-de-série do torneio, numa desafio que promete ser ainda mais exigente.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt