Navratilova: «Quando estes jovens têm à frente um grande jogador ficam nervosos»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 17, 2021
Martina Navratilova

O futuro do ténis mundial é um tema sempre quente, ainda para mais face à notícia recente da nova operação a que Roger Federer vai ser submetido, ou até mesmo à incerteza da lesão de Rafael Nadal. Será que os mais novos estão finalmente em posição de se sentarem no trono e ocupar o lugar do Big Three? Pois bem, Martina Navratilova não acredita nisso. A antiga tenista norte-americana reconhece mérito aos miúdos, mas pede calma.

“Estes tenistas jovens são muito bons e mais cedo ou mais tarde vão conseguir ganhar grandes coisas, mas agora não estão ao nível do Big Three. Roger, Rafa e Novak estão noutro nível neste momento. São únicos. Estes jogadores não sabem canalizar a pressão na perfeição. Quando têm à frente um grande jogador ficam nervosos e custa-lhes um pouco mais. Têm de jogar acima do seu nível se querem lutar pelos grandes títulos. Um mau dia pode significar uma derrota”, analisou.

Navratilova acredita, ainda assim, que esta nova geração pode alcançar feitos importantes brevemente. “Já estão no top 10 há uns quatro ou cinco anos e possivelmente já encontraram a sua maturidade como tenistas. Ainda assim, não é demasiado tarde para continuarem a melhorar. À medida que crescem, a confiança também vai aumentar e isso vai notar-se no aspeto mental. Aconselho que continuem a treinar”destacou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt