Navratilova arrasa WTA na Arábia Saudita: «Preocupo-me com as mulheres gays»

Por José Morgado - Dezembro 6, 2023

Martina Navratilova, de 67 anos, revelou esta quarta-feira muita preocupação com a possibilidade da Arábia Saudita entrar para o circuito da WTA em breve. Isto, claro, porque o país é conhecido pela violação constante dos direitos humanos, especialmente das mulheres, com destaque para a criminalização da homossexualidade.

A Arábia Saudita está a tentar mudar a imagem que as pessoas têm do país, principalmente no Ocidente, através do investimento no desporto. O fenómeno já ganhou a alcunha de “Sportswashing”. “Eu preocupo-me. Com as mulheres. Com as mulheres gays. As pessoas que vivem lá vivem com medo. É muito arriscado e ainda muito perigoso. Estamos a vender a nossa alma por dinheiro porque é conveniente financeiramente? Não concordo com isso. Fizemos um acordo com a China e vejam onde isso nos levou… e agora estamos à mercê de outro governo que claramente não segue as regras”, disse a ex-tenista à BBC Sports.

Leia também:

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com