Nadal revela que esteve muito perto de se retirar… este ano: «Tinha perdido a alegria»
Rafa Nadal terminou o ano no segundo lugar do ranking após mais uma temporada de muito sucesso e também de muitos problemas físicos, principalmente na segunda metade de 2022.
Mas o que é certo é que estes problemas, em particular a sua lesão crónica no pé, quase o fizeram retirar do ténis nesta mesma época. Os pensamentos surgiram após Roland Garros, um título que surpreendeu o próprio Rafa, tal como disse à Marca.
SURPRESA EM GANHAR ROLAND GARROS
O título em Paris foi totalmente inesperado. Umas semanas antes tinha saído coxo de Roma e foi um milagre os médicos terem encontrado uma maneira de dormir os nervos do pé. Cheguei com uma preparação muito pobre mas tinha muita confiança no meu ténis e o dia chave, nos quartos de final com o Djokovic, joguei muito bem.
PENSOU EM RETIRAR-SE
Estava muito feliz depois de ganhar Roland Garros mas ao mesmo tempo pensava que me ia retirar do ténis profissional porque não podia continuar com estas dores crónicas nem jogar infiltrado.
ROTURA ABDOMINAL CONTRAÍDA EM WIMBLEDON
Desde essa rotura abdominal, o ano foi um desastre porque volvei a romper na semana antes do US Open mas não disse nada a ninguém porque estava farto de contar os meus problemas.
LESÃO NO PÉ ESTÁ A SER TRATADA E ISSO MUDOU A SUA VIDA
A lesão é incurável, quando o nervo volta a doer tenho que colocar mais injeções. A verdade é que isto mudou totalmente a minha vida pessoal, não só a minha carreira tenística. Antes estava coxo o dia todo e só jogava ténis porque tomava muitos anti-inflamatórios. Na maioria dos dias estava triste, tinha perdido a alegria e a vontade por jogar ténis. Foi por isso que pensei que ia ter de me retirar.