Nadal, Ferrer e Fognini avançam no Rio
Rafael Nadal voltou esta terça-feira a competir na superfície que o faz verdadeiramente feliz: a terra batida. Depois de um Australian Open vários furos abaixo do seu nível, o maiorquino com uma vitória no Rio Open 2015, evento de categoria ATP 500, cuja primeira edição foi ganha precisamente pelo nove vezes campeão de Roland Garros.
No seu primeiro encontro na Cidade Maravilhosa, Nadal derrotou o melhor jogador brasileiro dos últimos anos, Thomaz Bellucci, atual número 64 ATP, por 6-4 e 6-1, em 1h31. O jogador natural de São Paulo entrou forte no encontro, mas serviu mal e não conseguiu acompanhar o andamento do espanhol, perdendo 8 dos últimos 9 jogos.
Igualmente em frente e em apenas dois sets seguiu a outra estrela da prova, David Ferrer, segundo cabeça-de-série e nono classificado do ranking ATP. O valenciano de 33 anos superou o compatriota Daniel Gimeno Traver, oriundo da qualificação, por 6-4 e 6-3, sem grandes problemas.
Em sentido contrário, Fabio Fognini, quarto cabeça-de-série, teve um pé totalmente fora do Rio de Janeiro, mas conseguiu salvar-se. O italiano entrou totalmente apático diante do jovem checo Jiri Vesely e chegou a salvar três match points no tiebreak do segundo set, mas acabou por triunfar por 1-6, 7-6(7) e 6-1, em 1h40.
A jornada no Rio de Janeiro ficou ainda marcada pela desistência de dois cabeças-de-série: Leonardo Mayer (quando perdia por 4-6, 7-6 e 4-1 diante de Blaz Rola) e Santiago Giraldo (quando perdia por 6-3 e 3-0 diante de Juan Monaco). Ambas as situações terão estado ligadas a problemas originados pelo forte calor (cerca de 40 graus) fez se fez sentir no Rio de Janeiro.
Alinhamento dos oitavos-de-final do Rio Open
[1] Nadal vs Carreno Busta
Montanes vs [6] Cuevas
[4] Fognini vs Andujar
DelBonis vs [8] Klizan
Rola vs Souza
Haider Maurer vs [3] Robredo
Monaco vs Nieminen
De Bakker vs [2] Ferrer