NA GARRA, Sousa opera reviravolta e está na 2.ª ronda em São Petersburgo

Por admin - Setembro 21, 2016

Foi preciso (muito) coração. João Sousa, número um nacional e 34.º classificado do ranking ATP, garantiu esta quarta-feira a qualificação para a segunda ronda do torneio de São Petersburgo, na Rússia, onde foi finalista em 2015 e semifinalista em 2013, ao resistir a uma longa e intensa batalha diante do moldavo Radu Albot, número 101 ATP e oriundo da fase de qualificação, por 3-6, 6-4 e 7-5, em 2h24.

Num encontro com muitos altos e baixos, Sousa demorou um set e meio a começar a jogar algum do seu melhor ténis, visivelmente menos adaptado às condições de jogo, depois de ter jogado em terra batida no último fim-de-semana, na eliminatória da Taça Davis. O português recuperou de 3-6, 2-4 para forçar um terceiro set mas voltou a ver-se em dificuldades na ‘negra’, ao sofrer um break prematuro.

Correu, lutou, deu a volta, chegou à vantagem de 5-3, mas não conseguiu fechar o encontro no serviço. Fê-lo minutos depois, ao quebrar o jogador de leste no 12.º jogo. Um triunfo importantíssimo para a confiança (e potencialmente para o ranking), selando com um audível ‘vamos!”.

Na segunda ronda, agendada para esta quinta-feira, Sousa tem encontro marcado com uma das jovens estrelas do circuito mundial: Andrey Rublev, antigo número um mundial de juniores e atual 201.º ATP, que está a jogar este torneio graças a um wild card. Os dois jogadores, separados por 9 anos, nunca se defrontaram.