Murray e o racismo: «A igualdade é um direito humano básico»

Por José Morgado - June 25, 2020
murray

Andy Murray, antigo número um mundial, falou esta quinta-feira abertamente sobre as recentes manifestações anti-racistas que se têm espalhado pelo Mundo e em especial no Reino Unido, onde têm gerado muita polémica com política metida pelo meio. O escocês de 33 anos, que ajoelhou antes do seu primeiro encontro no torneio ‘Battle of the Brits’, deixou a sua posição sobre a temática.

“Os meus sentimentos em relação ao racismo são os mesmos com o sexismo. A igualdade de oportunidades para todas as pessoas é um direito humano básico e eu defendo-o. Não interessa o sexo, a cor de pele, a orientação sexual, a religião. Todos devemos ser tratados da mesma forma. Mas sou consciente de que isso não acontece no Mundo que vivemos e estou a tentar aprender e respeitar o melhor que posso este movimento anti-racista. No outro dia vi um estudo que dizia que só há três dirigentes negros nas principais federações desportivas do Reino Unido”, confessou numa entrevista interessante ao Metro.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.