Murray conquista Madrid e afasta Nadal do top 5 mundial
Depois de conquistar o título no torneio de Munique na semana passada, Andy Murray ergueu ao final da tarde deste domingo o troféu de campeão do Mutua Madrid Open 2015, prova de nível Masters 1000 do circuito principal masculino. Com uma exibição a roçar a perfeição, o número três mundial bateu Rafael Nadal, atual quarto da hierarquia, por 6-3 e 6-2.
Num encontro em que Nadal se apresentou desinspirado e muito longe do ténis que costuma apresentar quando pisa o pó-de-tijolo, Murray mostrou um ténis ofensivo e sólido para desequilibrar o maiorquino, quatro vezes campeão da prova, no fundo do court. O britânico esteve cirúrgico taticamente e exibiu-se em grande nível nas transições de subida à rede.
Com este triunfo, Andy Murray conquista o segundo título do ano e da carreira em provas disputadas sobre terra batida. Este é o 10.º título do escocês em eventos de categoria Masters 1000 e o 33.º da carreira, no cômputo geral. O britânico regista ainda a primeira vitória sobre Nadal em terra batida, visto que se encontrava em desvantagem no confronto direto diante do espanhol, nesta superfície, por 0-6.
Rafael Nadal sai do top 5 do ranking ATP pela primeira vez desde 2005 e fica sem hipóteses matemáticas de ser quarto cabeça-de-série em Roland Garros, torneio do Grand Slam que se realiza em Paris a partir de 24 de maio.
Ranking ATP desta segunda-feira
1 – Novak Djokovic
2 – Roger Federer
3 – Andy Murray
4 – Milos Raonic
5 – Tomas Berdych
6 – Kei Nishikori
7 – Rafael Nadal
8 – David Ferrer