Munar: «Falei com o Nadal antes da final, é uma honra ser amigo dele»

Por José Morgado - Outubro 18, 2020

Jaume Munar, o campeão do Lisboa Belém Open 2020, falou este domingo depois de conquistar o título na quarta edição da prova portuguesa sobre o quão especial é manter uma relação de proximidade e amizade com Rafael Nadal, campeoníssimo de 20 títulos de Grand Slam.

O maiorquino de 23 anos garante que as comparações ao seu ídolo não o chateiam muito pois sempre se habituou a elas. “Desde muito pequenino que me falam do Rafa, pelo que já estou habituado. Hoje em dia somos amigos. Ele não é apenas um mentor, mas um amigo. É alguém em quem eu confio bastante e que me ajuda muito. Ainda hoje, antes da final, falei com ele. Ele tentou dizer-me que estivesse tranquilo, seguisse o meu caminho e continuasse a fazer o meu trabalho. Aquilo que vemos em court é o resultado de muito trabalho e ele sabe como eu trabalho. Treino na sua Academia e o meu treinador é o seu melhor amigo”.

Munar falou ainda da final deste domingo e elogiou Pedro Sousa. “Comecei muito bem, mas o Pedro depois jogou um ténis incrível durante três jogos. É certo que eu falhei um volley  5-2, 30-0 mas ele a partir daí foi brilhante e o que me fez sair vencedor desse primeiro set foi o facto de eu já estar mentalizado para a possibilidade de ele jogar tão bem durante alguns períodos. Depois no segundo set joguei melhor”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com