Morreu o croata Nikola Pilic, mentor de Novak Djokovic, aos 86 anos

Por Tomás Almeida - Setembro 23, 2025

No dia em que Novak Djokovic vê confirmada publicamente a sua presença no ATP Masters 1000 de Xangai, prova que decorrerá a partir da próxima semana na capital chinesa, o sérvio recebeu uma notícia muito triste e dolorosa para si e para a sua família e que traz à tona importantes etapas da sua história criada enquanto jovem.

Pois bem, uma das pessoas que marcou fortemente a fase de crescimento do tenista dos Balcãs nos anos 90 – Nikola Pilic -, considerado o seu mentor “pai tenístico” e antigo tenista profissional nas décadas de 60 e 70, faleceu esta segunda-feira aos 86 anos em Rijeka.

Nikola Pilic passou muito tempo com Djokovic na sua consagrada academia em Munique, na Alemanha, numa altura em que o sérvio tinha sensivelmente 10 anos de idade, e a ele lhe proporcionou momentos de grande valia e aprendizagem dentro do campo.

Enquanto jogador, Nikola Pilic teve como um dos seus maiores feitos na carreira a conquista da Taça Davis por três países diferentes: Alemanha, Croácia e Sérvia.

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!