Moore arrasadora após nova suspensão por doping: «O sistema está estragado, sou a prova disso»

Por Nuno Chaves - Julho 20, 2025

Tara Moore tem vivido um pequeno caos nos últimos três anos: em 2022 foi suspensa por doping, no final de 2023 foi absolvida após provar a sua inocência mas esta semana voltou a ser suspensa por quatro anos, depois do Tribunal Arbitral do Desporto ter validado o recurso apresentado pela Agência Internacional para a Integridade no Ténis (ITIA).

Ora, a tenista britânica, reagiu nas suas redes sociais e, entre o desgaste natural do processo, aproveitou também para deixar muitas críticas àquilo que considera ser um sistema.

“Ser inocente e ter de o provar é um processo incrivelmente desgastante. Primeiro, estás a tentar perceber o que são todas estas coisas. Depois, estás a tentar perceber como e porque é que essas coisas entraram no teu sistema. Se fores inocente, não sabes isso de imediato. Tens de recordar tudo o que fizeste e eliminar aquilo que não pode ter sido, até finalmente encontrares aquele ‘algo’ que possivelmente tem a resposta. Mas, mesmo nesse momento, és presumido culpado e tens de lutar pela tua vida contra alguém que tem muito mais dinheiro e recursos do que tu”, começou por dizer.

“Os últimos três anos e meio partiram-me em muitos pedaços. A minha família e os meus amigos conseguiram apanhar os bocados e colá-los de novo, formando uma pessoa completamente diferente. Não preciso de um júri que me diga que sou inocente, conheço bem a minha integridade e sei que sou inocente. Acho que qualquer pessoa consegue ver o quão subjetivo tem sido todo este processo ao longo destes anos”, admitiu.

“Fui uma outsider, uma cobaia. Tinha uma vida, mas essa vida que eu conhecia foi-me arrancada. Tiraram-ma todas essas organizações e pessoas com poder por não terem feito o que era certo. Talvez me tenham tirado a luta dentro do campo, mas esta batalha ainda não terminou aqui. Nem para mim, nem para muitas outras que possam estar nesta posição”, garantiu, antes de deixar a crítica final.

“O sistema antidoping está estragado, eu sou a melhor prova disso. Temos de o consertar. Não por mim, porque para mim já é tarde, mas para os futuros atletas que se vejam nesta infeliz situação. Terei muito mais para dizer quando chegar a altura”, concluiu.

  • Categorias:
  • WTA
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.