Monteiro vence e Brasil garante vaga nas Davis Cup Finals pela 1.ª vez neste formato
O Brasil está classificado para a Davis Cup Finals. Neste sábado (03), Thiago Monteiro, número 119 do mundo, virou o confronto contra o sueco Elias Ymer (160º da ATP) e venceu por 2 a 1. Com as parciais de 4-6, 6-4 e 6-2, em 2h24 de partida, a equipe brasileira derrotou a Suécia por 3 a 1 e garantiu sua vaga na próxima fase.
Thiago Monteiro e Ymer protagonizaram um primeiro set equilibrado. O sueco saiu na frente e logo abriu 3-1 no placar. Contudo, o brasileiro quebrou o serviço do adversário e empatou em 3-3. No entanto, o atleta sueco conseguiu melhor aproveitamento na reta final e venceu os últimos dois games, fechando em 6-4, após 43 minutos de jogo.
Leia também:
- — Bia Haddad conhece adversária no WTA 500 de Abu Dhabi; veja a chave completa
- — [VÍDEO] Bia Haddad vence prêmio de ponto do mês de janeiro da WTA
- — Meligeni e Matos vencem, e Brasil supera dupla sueca na Copa Davis
Sendo assim, o roteiro do segundo set foi ainda mais equilibrado. Isso porque, Ymer sustentou a vantagem contra Thiago Monteiro até o 4-3. Contudo, o brasileiro salvou três break points e empatou em 4-4. Embalado, o cearense quebrou o serviço do adversário e fechou a parcial por 6-4, após 58 minutos.
Diferentemente dos dois primeiros sets, o terceiro teve domínio de Thiago Monteiro. O brasileiro saiu atrás, mas emendou uma sequência autoritária, incluindo duas quebras de serviço, para alcançar 5-1 antes de perder outro game. Contudo, o cearense fechou em seguida em 6-2, após 42 minutos.
HISTÓRICO PARA O TÊNIS NACIONAL
Com a classificação, o tênis masculino do Brasil se classificou para a Davis Cup Finals pela primeira vez desde que o torneio mudou de formato em 2019. Sendo assim, a competição será disputada em sede única no final deste ano, com fases de grupos e, na sequência, mata-mata, assim como é na Copa do Mundo de futebol.