Monteiro joga muito para dar a volta a Delbonis e reencontra Baez nos ‘quartos’ em Santiago

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 24, 2022
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Em grande! Thiago Monteiro até começou muito mal o encontro com Federico Delbonis, um adversário que nunca tinha derrotado ao longo de toda a carreira, mas o número um brasileiro cerrou os dentes, concentrou-se e disparou para uma reviravolta pontuada por ténis de grande nível. Assim, está nos quartos-de-final do ATP 250 de Santiago pela segunda vez na carreira e tem motivos para sonhar no Chile.

Monteiro, número 107 do ranking ATP, levou a melhor sobre o 37.º e terceiro cabeça-de-série, com os parciais 3-6, 6-4 e 6-1, que ilustram bem a história do encontro. O brasileiro começou, de facto, mal, logo a sofrer um break madrugador, mas foi crescendo e no segundo set já se apresentou totalmente diferente. Começou a pressionar cada vez mais e desbloqueou completamente o seu ténis quando fez o break para equilibrar o encontro, antes de disparar no terceiro set.

Desta forma, Monteiro está nos ‘quartos’ de um torneio do ATP Tour pela segunda vez este ano – perdeu nessa fase em Adelaide -, sendo que vai à procura apenas das terceiras ‘meias’ da carreira: Quito’2018 e Melbourne’2021, onde falhou o acesso à final. Para lá chegar, o cearense irá defrontar (mais uma vez) Sebastian Baez. O 78.º do Mundo bateu Monteiro em duas finais Challengers na época passada, mas o brasileiro desforrou-se no Rio Open, na primeira ronda.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.