Mon Dieu! Zero franceses na 3.ª ronda de Roland Garros pela primeira vez… na HISTÓRIA

Por José Morgado - Junho 4, 2021
mladenovic

É um dado absolutamente surreal que nos chega após concluídas as duas primeiras rondas de Roland Garros. Em singulares, nem um tenista francês, homem ou mulher, conseguiu ultrapassar a segunda eliminatória, algo que nunca aconteceu anteriormente na história do torneio.

Depois de uma primeira ronda em que só venceram três homens (Richard Gasquet, Gael Monfils e Enzo Cauocaud) e quatro mulheres (Kristina Mladenovic, Caroline Garcia, Fiona Ferro e Harmony Tan), todos estes jogadores caíram na segunda eliminatória.

Gasquet foi confrontado com esta situação em conferência de imprensa. “Tivemos uma grande geração, mas nenhum de nós caminha para novo. Eu tenho 35, o Gael também, o Tsonga 36 e o Simon 37. Precisamos de novos talentos”.

BALANÇO FINAL:

1.ª ronda masculina: 3 vitórias, 15 derrotas

2.ª ronda masculina: 0 vitórias, 3 derrotas

1.ª ronda feminina: 4 vitórias, 7 derrotas

2.ª ronda feminina: 0 vitórias, 4 derrotas

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt