Miúdas checas de 15 e 16 anos a um passo do quadro principal do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 11, 2023

Brenda Fruhvirtova tem 15 anos. Sara Bejlek tem 16. O que é que as une? São checas… e estão a somente uma vitória de seguirem juntas para o quadro principal do Australian Open. As duas jovens altamente promissoras voltaram a impressionar em Melbourne Park e colocaram-se a um pequeno grande passo de se estrearem na lista principal de um torneio do Grand Slam e logo tão cedo na carreira.

Fruhvirtova (135.ª), que tem a sua irmã Linda (17 anos) diretamente no quadro, ultrapassou a ucraniana Daria Snigur (148.ª) com direito a uma reviravolta verdadeiramente épica. Brenda esteve a perder por 5-1 no segundo set e por 3-2, com break de desvantagem no terceiro, antes de selar o triunfo com os parciais 5-7, 7-6(3) e 6-3. Agora vai defrontar a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (183.ª).

Não menos impressionante foi a vitória de Bejlek (175.ª). É que a checa bateu a primeira cabeça-de-série, a norte-americana Alycia Parks (75.ª), que teve uma reta final de 2022 alucinante. Bejlek esteve a perder por 7-5 e 4-2, antes de impressionar igualmente com uma reviravolta fechada com os parciais 5-7, 6-4 e 6-2. Na luta pelo lugar no quadro defronta Erika Andreeva (137.ª), uma russa… de 18 anos.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt