Millennium Estoril Open: lista de jogadores deverá ser a melhor de sempre

Por José Morgado - Março 13, 2020
Stefanos-Tsitsipas

O Millennium Estoril Open, marcado para a semana de 25 de abril a 3 de maio, vive por estes dias uma situação verdadeiramente inédita e bastante delicada.O ATP Tour decidiu suspender o circuito masculino durante seis semanas, cancelando de imediato provas emblemáticas como Miami, Monte Carlo ou Barcelona, mas definiu a data de possível regresso para a semana do torneio português, que é partilhada com o ATP 250 de Munique, na Alemanha.

Sem surpresas, é de esperar que o torneio português, a confirmar-se que é possível ser disputado, contará com uma lista de inscritos muito melhor do que aquilo que é habitual. É de prever que muitos tenistas que habitualmente não competem nesta semana queiram fazê-lo desta vez, já que pode potencialmente pôr fim a um hiato de dois meses no tour. Para além disso, muitos dos tenistas que só costumam jogar ATP 250 a troco de um bom cachê, estarão muito provavelmente dispostos a fazê-lo… gratuitamente.

Esta quinta-feira, o Estoril Open revelou em comunicado manter-se otimista quanto à sua realização, ainda que esteja atento às indicações governamentais — o país está neste momento em alerta máximo — e do ATP Tour. A estrutura amovível que é montada anualmente no Clube de Ténis do Estoril já está a ser preparada e os parceiros do torneio — Polaris, Millennium BCP e Câmara Municipal de Cascais — estão a par de toda a situação e em contacto próximo com João Zilhão, diretor do torneio.

Recorde-se que garantidos no torneio português estão já três nomes: Stefanos Tsitsipas e Felix Auger Aliassime, duas das maiores figuras da nova geração, e o G.O.A.T. luso João Sousa, campeão do torneio em 2018.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt