This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Mikrut impede dobradinha e Gaubas e conquista Braga Open

Luka Mikrut tornou-se no sétimo campeão diferente em sete edições do Braga Open e despediu-se da Cidade dos Arcebispos com um inédito bilhete para o top 200 do ranking ATP. O torneio foi organizado pela Federação Portuguesa de Ténis e pela Câmara Municipal de Braga no Clube de Ténis de Braga entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro.
Com casa cheia desde o primeiro ponto, Luka Mikrut (239.º ATP) impediu a “dobradinha” de Vilius Gaubas (143.º) ao derrotar o lituano, campeão em Lisboa há uma semana, por 6-3 e 6-4 em 1h59.
O título desde domingo tornou-se no sexto de 2025 para o croata de 21 anos, que deu seguimento aos quatro troféus ITF erguidos entre março e abril com o primeiro título Challenger em Como no final de agosto. A recompensa será a estreia no top 200 e a primeira participação em torneios do Grand Slam já no Australian Open também ficou praticamente assegurado.
“Terminar um torneio como campeão é sempre uma sensação especial. Braga é uma ótima cidade, senti-me muito bem ao longo de toda a semana por isso estou muito feliz com este final”, afirmou Mikrut no início da derradeira conferência de imprensa em Portugal.
Acerca da final, o novo campeão destacou a solidez apresentada: “Hoje fui muito consistente e não cometi muitos erros. Joguei uma muito boa final. Fui agressivo, mas sem cometer muitos erros. Joguei um pouco melhor do que ele. Estive a perder por um break no segundo set, mas consegui recuperar logo de seguida e foi importante não o deixar estender a liderança. Tive várias oportunidades que não aproveitei, mas ao 4-4 fiz um break crucial e consegui fechar o encontro com o serviço.”
Gaubas passou quase 12 horas no court até garantir um lugar na final e acusou o desgaste físico nos momentos decisivos desta decisão, sobretudo quando mais precisou do golpe de saída para evitar que Mikrut fugisse no marcador. O ex-pupilo de Pedro Pereira (viveu dos 9 aos 15 anos em Tavira, onde foi treinado pelo pai de Tiago Pereira) procurava tornar-se no primeiro jogador desde Gastão Elias, em abril de 2022, a vencer dois torneios Challenger em duas semanas seguidas no nosso país.
O ranking ATP só voltará a ser atualizado a 13 de outubro, com a conclusão do Masters 1000 de Xangai, e por isso Vilius Gaubas não pôde celebrar a subida à melhor classificação da carreira com esta final, mas despediu-se de Braga no 130.º posto da tabela virtual, dois lugares à frente do que alcançou no início do verão.
Certa é a ascensão de Luka Mikrut ao melhor posto da carreira bem dentro do top 200 (180.º este domingo, mas com uma semana de movimentações pela frente), mais um motivo para sair da Cidade dos Arcebispos com ótimas recordações: “O ténis que joguei esta semana foi provavelmente o melhor que alguma vez joguei, acho que ainda melhor do que em Como. E tive vários jantares e conversas muito agradáveis com os meus amigos no último dia, que são as pequenas coisas e momentos que nos fazem criar uma ligação especial a um sítio.”
O croata nascido em Split juntou o nome aos de Pedro Sousa (2018), João Domingues (2019), Thiago Monteiro (2021), Nicolas Moreno de Alboran (2022), Oriol Roca Batalla (2023) e Elmer Moller (2024) na lista de campeões do Braga Open.
Leia também:
- — Treinador de Sinner dispara: «A derrota na final do US Open não me surpreende»
- — Anisimova e Keys garantem apuramento para as WTA Finals e só sobram três bilhetes
- — Cilic é o sétimo tenista que Djokovic derrotou pelo menos 20 vezes
- Categorias:
- ATP World Tour