Mikael Ymer suspenso um ano e meio por faltar a controlos antidoping

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 18, 2023

Mikael Ymer, atual número 51 do ranking ATP, está suspenso durante o próximo ano e meio por ter falhado três controlos antidoping. A decisão foi anunciada pelo próprio tenista sueco, que garantiu estar a ser alvo de uma injustiça. Ora, o caso remonta a 2021, ano durante o qual foi acusado pela ITF de faltar a três testes, o que automaticamente significa uma suspensão, mesmo que sem ter testado positivo em momento algum.

Ora, Ymer admitiu ter falhado, de facto, dois desses testes, mas contestou o terceiro e garante que um tribunal independente o ilibou de responsabilidade dessa terceira penalidade. No entanto, a ITF recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto e a decisão voltou ao estado inicial, com o sueco a ser castigado com 18 meses de suspensão que começam já de forma efetiva.

Mikael Ymer estava a viver a melhor temporada da sua carreira e preparava-se para entrar em ação esta terça-feira no ATP 250 de Gstaad, mas já foi substituído pelo finlandês Otto Virtanen no quadro principal.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt