Menezes sobrevive a 3h48 (!) de batalha e é um de três brasileiros nos ‘quartos’ em São Marino

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 12, 2021
João-Menezes

Que luta, que sofrimento e que vitória! O brasileiro João Menezes mostrou sangue gelado para aguentar uma duríssima batalha no Challenger de São Marino e avançou para os quartos-de-final, onde estão outros dois canarinhos. Mas já lá vamos. É que o número 233 do ranking ATP sobreviveu ao duelo com Francesco Forti (352.º), conquistando o direito de festejar ao cabo de… 3h48!

Menezes cerrou o punho com os parciais 6-7(2), 7-6(2) e 7-6(9), num encontro que foi uma verdadeira maratona cheia de pontos muito longos. A verdade é que até podia ter sido mais simples para o brasileiro tanto no segundo como no terceiro set, tendo em conta que no segundo liderou por 4-2 e no terceiro teve uma vantagem de 5-3. No entanto, isso ainda traz mais força à vitória, já que Menezes soube esquecer esse desperdício e salvou mesmo dois match points no tie-break final para colocar um ponto final na batalha.

Menezes ainda espera pelo desfecho do duelo entre Holger Rune Salvatore Caruso para conhecer o adversário nos quartos-de-final, mas outros dois brasileiros já têm a vida definida. Felipe Meligeni já tinha garantido o acesso ao top 8, enquanto o qualifier Orlando Luz (311.º) deixou pelo caminho o experiente Blaz Rola (174.º) também em três partidas, mas em ‘apenas’ duas horas, com os parciais 4-6, 6-4 e 6-2. Meligeni vai defrontar Hugo Dellien, enquanto Luz mede forças com Maxime Janvier.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt