Medvedev desiste de batalha caótica em Pequim e Tien avança para a primeira final da carreira
Num duelo absolutamente caótico, Learner Tien acabou a sorrir em Pequim e apurou-se para a primeira final ATP da sua carreira. O jovem norte-americano de 19 anos beneficiou da desistência de Daniil Medvedev, mas só depois de o russo ter uma vantagem confortável e até servir para fechar o encontro!
O atual número 52 do Mundo triunfou com os parciais 5-7, 7-5 e 4-0, com Medvedev a colocar um ponto final quando já mal se conseguia mexer ou ganhar pontos. No entanto, é preciso contar o que se passou até este momento. Na primeira partida, o russo esteve a perder por 3-0, com dois breaks, mas recuperou paulatinamente e acabou mesmo por triunfar. Esse embalo seguiu para o segundo set e rapidamente se viu a vencer por 4-1, mas Tien recuperou até ao 4-3… momento em que Medvedev recuperou a vantagem de um break e serviu para fechar o desafio. Nada feito e tudo colapsou a partir daí.
Medvedev, que tem uma única final desde o Masters 1000 de Indian Wells no ano passado, começou por sentir cãibras nos braços, mas os problemas alastraram-se pelo corpo e as limitações eram visíveis. Depois instalou-se a polémica, com o árbitro Adel Nour a dar um warning a Medvedev por falta de esforço, pouco antes de o russo acabar mesmo por desistir.
Assim, Tien está na sua primeira final da carreira, vai subir pelo menos para o 36.º lugar do ranking ATP e agora vai preparar-se para um duelo com Jannik Sinner na luta pelo título.