Mats Wilander: «Kyrgios? Tem um longo caminho pela frente…»
Agora é Mats Wilander, ex número 1 mundial, quem se junta a uma das discussões preferidas do ténis mundial. Para o sueco, Nick Kyrgios terá de ter uma postura mais séria se quiser tornar-se vencedor de vários torneios do Grand Slam.
“Ele não é propriamente um jogador pequeno, sem pancadas fortes e que precise de se tornar mais forte. Ele já devia estar a ganhar Majors. Ele tem o que é necessário. Vi o Federer dizer sobre ele que «a certa altura o comboio parte». Não se pode chegar lá aos 27. Quer dizer, até se pode porque o Wawrinka o conseguiu, mas se se quer ganhar cinco ou seis Majors, é difícil com essa idade.”
Como outros antes dele, Wilander disse que o jovem australiano tem um grande talento mas que agora precisa de dar o passo em frente no sentido de trabalhar duramente e de se dedicar a sério para se tornar num grande jogador.
“O potencial é só uma pequena parte. O trabalho é o fator mais importante e a predisposição para sofrer e aprender com esse sofrimento.”
Kyrgios tem sido frequentemente visado pelo seu mau comportamento em court. A sua falta de esforço e o seu ataque a Wawrinka foram exemplos dessa postura problemática do australiano. Mas Wilander acha que ele continua a ser a “coisa mais excitante que temos.”
“A nível de entretenimento, nunca sabes o que ele vai fazer. É muito divertido mas não pode ser tão aluado. Tem que estar mais focado quando está em court. Ele tem que ser mais educado. Sei que ele vai chegar lá e perceber isso porque é inteligente. Mas ainda tem um longo caminho pela frente.”
A opinião do ex jogador sueco tem que ser valorada. Afinal, estamos a falar de um vencedor de sete torneios do Grand Slam, tendo vencido o primeiro Major com 18 anos! Com 20 anos, a melhor performance de Kyrgios numa prova desse calibre foram os quartos-de-final em Wimbledon e em Melbourne…