Matilde Jorge salva match point e bate a primeira cabeça-de-série na Figueira em batalha épica
Matilde Jorge, jovem de 19 anos que ocupa o 596.º posto do ranking WTA, alcançou esta quarta-feira a melhor vitória da sua carreira — e uma das melhores do ténis feminino português no pós-Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler — para se qualificar para a segunda ronda do Figueira da Foz Ladies Open, evento ITF W100, onde já estava a sua irmã Francisca.
A jovem portuguesa teve pela frente a primeira cabeça-de-série do torneio, Jaqueline Cristian, atualmente no 121.º primeiro lugar do ranking mundial, e ultrapassou uma autêntica montanha russa de emoções, tendo vencido com os parciais de 6-2, 6-7(2) e 7-6(7), num duelo de 3h10 minutos e onde precisou de salvar um match point no derradeiro tie-break.
Mas o que é certo é que Matilde Jorge até podia ter evitado todo este sofrimento. A jovem de 19 anos esteve a servir para fechar o encontro com 5-4 no segundo set, dispôs de quatro match points, ainda assim, permitiu a recuperação da romena.
Está concluída uma vitória que a portuguesa tão cedo não se vai esquecer mas, como acontece sempre no ténis, não há muito tempo a perder e a sua próxima adversária nos oitavos de final será a britânica Sarah Beth Grey, 696.ª classificada.
Francisca Jorge arrasa na primeira vitória da carreira num W100