Maria Timofeeva vence duelo contra ucraniana e conquista WTA de Budapeste
Em confronto válido pela final do WTA 250 de Budapeste, a russa Maria Timofeeva (246ª) e que entrou como Lucky Loser no torneio, derrotou a ucraniana Kateryna Baindl (100ª) por 2 a 1, com parciais de 6-3, 3-6 e 6-0 e conquistou o primeiro título da WTA.
A tenista de 19 anos perdeu na primeira rodada do qualifying para Anna Siskova. Além disso, a russa contou com a desistência de uma outra atleta para garantir vaga no torneio húngaro.
O confronto teve roteiros diferentes em cada set. No primeiro, Timofeeva ficou atrás até o 3-2, mas conquistou quatro games, quebrando o serviço da adversária em duas oportunidades e fechando em 6-3, em 45 minutos.
A russa até abriu o marcador no segundo set, mas sofreu a virada logo na sequência, viu a ucraniana vencer três games seguidos e abrir 4-2. Baindl seguiu administrando, quebrou o serviço da Timofeeva no último game e fechou em 6-3, em 48 minutos.
Com um set para cada, o confronto no terceiro set parecia ser muito equilibrado, mas o novamente fugiu do roteiro que parecia ser o óbvio. Timofeeva quebrou o serviço da rival duas vezes e anotou um pneu por 6-0 em 33 minutos, fechando o confronto e conquistando o título na capital da Hungria.
Timofeeva se tornou a primeira tenista Lucky Loser a conquistar o Hologic WTA Tour desde Coco Gauff, que venceu em Linz, na Áustria, em 2019 e com 15 anos. Outra estatística importante quebrada pela russa é que a última vez que uma atleta estreante em torneios WTA foi campeã foi em 2001, onde Angelique Widjaja levou o título em Bali.