Gilbert Klier vence primeiro torneio desde o retorno após punição por falhar exame antidoping

Por Bola Amarela - Julho 23, 2023
klier monastir
Divulgação

O brasileiro Gilbert Klier Júnior, ex-número 354 do mundo, venceu neste domingo (23) seu primeiro torneio desde retornar às quadras em junho, depois de cumprir punição por falhar exame antidoping.

Klier, 23 anos, conquistou conquistou seu quinto título da carreira, ao vencer o ITF de Monastir, na Tunísia. Na final, ele venceu o marroquino Yassine Dlimi (646º) por 6-2 e 7-5. “Foi uma boa semana aqui, em que tive que jogar o quali para entrar na chave. Já estava batendo na trave há um tempo, tinha feito duas semis, então estou muito feliz em fechar essa gira com um título”, afirmou o brasiliense.

O caso

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) puniu Klier com 12 meses pela presença de SARM S-22 em um exame antidoping realizado em abril do ano passado, em um torneio Challenger na Cidade do México.

A substância para qual Klier Júnior testou positivo foi a mesma que levou à suspensão de Beatriz Haddad Maia em 2019. O brasileiro, bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, estava perto do top 350, sua melhor posição no ranking na carreira, quando foi punido de forma provisória em junho de 2022.

A ITIA aceitou a explicação de que Klier Júnior não ingeriu a substância de forma proposital. Mesmo assim, devido a outros casos semelhantes de brasileiros e outros esportistas, a agência entendeu que o jogador teve alguma responsabilidade na contaminação.

Sequência da temporada

Este foi o sexto torneio disputado por Klier no ano. Até agora, ele já soma 24 vitórias e cinco derrotas, incluindo partidas de qualifying. Com o título, o brasileiro vai entrar no top 800 na atualização do ranking do dia 31/7.

Motivado pelo título, Klier vai disputar o Brasília Champions, torneio amistoso que acontece nos dias 28 e 29/7, ao lado do espanhol Carlos Moyá, ex-número 1 do mundo; do chileno Nicolas Massú, ex-número 9 do mundo; do uruguaio Pablo Cuevas, ex-número 19 do mundo; do mineiro Bruno Soares, ex-número 2 do mundo em duplas; e do paulista Thomaz Bellucci, ex-21 do mundo.

“Com certeza será um evento muito legal. Vai ser bem bacana poder dividir a quadra e jogar com esses grandes nomes do tênis, que marcaram suas gerações, ainda mais em casa, com os meus amigos, minha família. Esse evento vai marcar a minha carreira”, disse ele.