Makarova e Vesnina. De quase excluídas a ouro olímpico em duas semanas
Há duas semanas, Ekaterina Makarova e Elena Vesnina aguardavam a decisão do Comité Olímpico Internacional para saber se poderiam viajar para o Rio de Janeiro para lutar pelo seu sonho. Agora, as russas que se voltaram a juntar a meio deste ano de olho nos Jogos Olímpicos, vão sair da Cidade Maravilhosa com o metal mais desejado de todos: o ouro.
A dupla de simpáticas russas, que juntas conquistaram dois títulos do Grand Slam – Roland Garros 2013 e US Open 2014 – jogou um dos encontros das suas vidas para derrotar na final as suíças Martina Hingis e Timea Bacsinszky, por 6-4 e 6-4, em 1h39 de um encontro em que um break por set acabou por fazer toda a diferença.
As russas voltam assim a conquistar um ouro nuns Jogos Olímpicos de Ténis, depois de em Londres’2012 terem alcançado a prata de singulares femininos, com Maria Sharapova, e o bronze desta competição, com Maria Kirilenko e Nadia Petrova. Em Pequim’2008, todo o pódio de singulares foi russo, com Elena Dementieva no lugar mais alto.
Hingis e Bacsinszky, que formaram par de última-hora após a desistência de Belinda Bencic, saem do Rio de Janeiro com uma medalha de prata que premeia a carreira de uma grande campeã e os últimos anos de uma lutadora. Ambas estavam retiradas em 2012, durante os últimos Jogos Olímpicos.
A medalha de bronze de pares femininos já havia sido conquistada no sábado, com o triunfo de Lucie Safarova e Barbora Strycova num duelo cem por cento checo diante de Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka, por 7-5 e 6-1.