Mais vale mudar apelido para Winner! Sinner reina em Turim e sagra-se campeão das ATP Finals
1, 2, 3, 4, 5, 6… 68, 69, 70! Jannik Sinner está sentado no trono do ténis mundial, tem a coroa na cabeça e juntou-lhe mais uma jóia valiosa, ao conquistar as ATP Finals pela primeira vez na carreira. São 70 vitórias (seis derrotas apenas…) e 8 títulos numa fabulosa temporada em 2024 e a verdade é que o número um do Mundo ainda vai à procura de colocar o ponto de exclamação quando tentar defender a saladeira nas Davis Cup Finals na próxima semana.
Sinner completou uma semana absolutamente perfeita em Turim, ao vencer todos os sets, com a cereja no topo do bolo a ser o triunfo sobre Taylor Fritz com os parciais 6-4 e 6-4, exatamente os mesmos que lhe tinham valido a vitória sobre o norte-americano na fase de grupos. Fritz impôs respeito e fez uma boa exibição, mas um jogo em cada parcial fez a diferença, com o transalpino a mostrar-se noutra dimensão para cimentar ainda mais o estatuto de melhor do Mundo nesta altura.
Diga-se que o italiano se torna no primeiro tenista de Ivan Lendl, em 1986, a conquistar as ATP Finals sem perder qualquer set, valendo a pena destacar que esta caminhada ficou marcada pelo facto de Sinner não ter perdido mais do que quatro jogos em cada parcial disputado em Turim.
Leia também:
- — Como o top 10 ATP mudou num ano: revolução completa com Sinner a reinar
- — Krajicek sem dúvidas: «Ganhar a Sinner é mais difícil do que ao melhor Sampras»
- — Sinner é o mais novo dos últimos 22 anos a alcançar feito impressionante nas ATP Finals
São oito títulos em nove finais, 18 troféus na carreira, sendo que em 2024 junta os cetros de Australian Open, US Open e ATP Finals, algo que só Novak Djokovic e Roger Federer conseguiram na história. Já Fritz tem de se contentar com o estatuto de vice-campeão, imitando o que James Blake tinha feito em 2006, seguindo também para Málaga, onde vai representar os Estados Unidos.