Mais de cinco anos depois, Maria João Koehler volta a ser a número um nacional

Por José Morgado - Julho 22, 2018
koehler2

Maria João Koehler, ex-número 102 do ranking WTA, vai ‘reclamar’ esta segunda-feira, pela primeira vez desde julho de 2013, o posto de número um portuguesa. A portuense de 25 anos, seis vezes campeã nacional e vencedora do título individual mais importante da história do ténis feminino português, um 100 mil dólares em e Astana (2012), vai ultrapassar a algarvia Inês Murta para chegar ao topo das portugueses no ranking mundial, que durante boa parte dos últimos 10 anos tem sido ocupado por Michelle Larcher de Brito, agora fora do top 1000.

A subida no ranking de Koehler foi provocada pelo recente título no ITF (15 mil dólares) de Guimarães, mas também pela presença nos oitavos-de-final do 25 mil dólares de Palmela. Esta semana, Mary Jo está a competir no Porto Open, novo 25 mil dólares.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt