Luís Faria bate Orlov pela segunda semana seguida e aproxima-se do quadro do 2.º Challenger de Oeiras

Por José Morgado - Abril 4, 2021
luis-faria

Luís Faria, jovem português de apenas 21 anos que ocupa o 827.º posto do ranking ATP, avançou este domingo para a segunda e última ronda da fase de qualificação do segundo Challenger de Oeiras, no complexo de ténis do Jamor, ao derrotar exatamente o mesmo adversário que havia batido nesta fase da prova na semana passada.

O jovem vimaranense, que treina e vive no Centro de Alto Rendimento do Jamor, derrotou na primeira ronda o ucraniano Vladyslav Orlov, número 366 ATP, por 6-3 e 7-6(5), num encontro resolvido em duas horas e que foi bem diferente daquele que jogaram na semana passada. Nesse, Faria teve de salvar seis match points, ao passo que neste foi o vimaranense que controlou desde início e quase deixou escapar uma larga vantagem (5-1 e vários match points) no segundo parcial.

Faria vai defrontar na ronda de acesso ao quadro o vencedor do encontro entre o francês Evan Furness, semifinalista do primeiro Challenger de Oeiras, e o cazaque Denis Yevseyev.

Em prova nesta fase de qualificação estão ainda os ‘miúdos’ Miguel Gomes (17 anos) e Henrique Rocha (16), que jogam mais logo depois da final do primeiro Challenger, no Centralito. Gastão Elias, Gonçalo Oliveira, Nuno Borges, Tiago Cação e Pedro Araújo estão garantidos no quadro principal.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt