Letónia-Portugal, 0-1: Matilde Jorge resiste a batalha e abre BJK Cup da melhor forma
Custou… mas foi! Matilde Jorge deu o pontapé de saída à participação de Portugal no Grupo I da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup da melhor maneira, ao vencer o primeiro encontro do duelo com a Letónia, que diz respeito a um Grupo D que também tem Áustria e Croácia.
A número dois nacional, 277.ª do ranking WTA, bateu Beatrice Zeltina (988.ª) com os parciais 6-4, 3-6 e 7-5, em Vilnius, na Lituânia. Matilde Jorge entrou bem no encontro, mas viu a jovem de 18 anos equilibrar, antes de voltar a fugir no terceiro set, abrindo vantagem de 4-1. No entanto, a vimaranense cedeu quatro jogos seguidos e teve de lutar para sobreviver: quebrou quando perdia por 5-4 e deu a volta até garantir o ponto para a Seleção Nacional.
Leia também:
- — Alcaraz: «Não estou obcecado com a liderança ATP. Sou tão feliz a número 3 como era a número 1»
- — Wawrinka e o porquê de jogar com 40 anos: «Amo o ténis, é o que me dá chama»
- — Eis a lista de inscritos para o ATP 1000 de Roma que marca o regresso de Sinner à competição
Portugal pode dar um passo fundamental para garantir a permanência no Grupo I — o terceiro lugar no grupo fecha esse tema — caso bata a Letónia. Francisca Jorge terá nas mãos essa hipótese diante de Darja Semenistaja (131.ª), que ocupa a vaga de melhor letã já que Jelena Ostapenko ficou de fora das opções. Por outro lado, a vitória também pode chegar no par, com as eleitas para os singulares a defrontarem-se.