Letónia-Portugal, 0-1: Matilde Jorge resiste a batalha e abre BJK Cup da melhor forma

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 8, 2025
matilde-jorge
FOTO: Beatriz Ruivo

Custou… mas foi! Matilde Jorge deu o pontapé de saída à participação de Portugal no Grupo I da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup da melhor maneira, ao vencer o primeiro encontro do duelo com a Letónia, que diz respeito a um Grupo D que também tem Áustria e Croácia.

A número dois nacional, 277.ª do ranking WTA, bateu Beatrice Zeltina (988.ª) com os parciais 6-4, 3-6 e 7-5, em Vilnius, na Lituânia. Matilde Jorge entrou bem no encontro, mas viu a jovem de 18 anos equilibrar, antes de voltar a fugir no terceiro set, abrindo vantagem de 4-1. No entanto, a vimaranense cedeu quatro jogos seguidos e teve de lutar para sobreviver: quebrou quando perdia por 5-4 e deu a volta até garantir o ponto para a Seleção Nacional.

Leia também:

 

Portugal pode dar um passo fundamental para garantir a permanência no Grupo I — o terceiro lugar no grupo fecha esse tema — caso bata a Letónia. Francisca Jorge terá nas mãos essa hipótese diante de Darja Semenistaja (131.ª), que ocupa a vaga de melhor letã já que Jelena Ostapenko ficou de fora das opções. Por outro lado, a vitória também pode chegar no par, com as eleitas para os singulares a defrontarem-se.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt