Letal contra os melhores: Del Potro sem rival numa estatística que promete ficar na história

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 11, 2022

Juan Martín Del Potro colocou um ponto final numa carreira ilustre, mas que vai sempre deixar os adeptos a pensar no que poderia ter sido se as lesões não tivessem condenado o argentino a um terrível calvário. Certo é que, mesmo com todos os problemas com que teve de lidar, o antigo número três mundial conquistou um lugar na história e a verdade é que até é dono de um recorde difícil de apanhar.

Em causa está o facto de o argentino, que diz ter disputado o último encontro da carreira no ATP 250 de Buenos Aires, ser o tenista que nunca foi número um do mundo a ter mais vitórias contra líderes do ranking ATP. Del Potro apresenta números impressionantes que o deixam sem rival neste departamento, até porque todos esses triunfos foram contra o Big Three: a única outra hipótese era ter derrotado Andy Murray em alguma ocasião.

Pois bem, a Torre de Tandil somou 10 vitórias em 24 encontros contra líderes do ranking na sua carreira, sendo que Roger Federer foi a sua maior vítima com esse estatuto, ao condenar o suíço a quatro desaires, com o mais famoso de todos a acontecer na final do US Open em 2009. Por outro lado, superou Novak Djokovic em três ocasiões e Rafael Nadal noutras três. Sempre com o respetivo membro do Big Three a ocupar o trono da hierarquia mundial masculina nesse momento.

Além de Del Potro, outros nove jogadores tiveram pelo menos cinco vitórias contra líderes do ranking ATP sem nunca terem ocupado essa primeira posição. Richard Krajicek Michael Chang são quem mais se aproxima, com sete, ao passo que Roscoe Tanner se ficou pelas seis. Já David Ferrer, Dominic Thiem, Stan Wawrinka, Tom Okker, Goran Ivanisevic fecham este Magnus Larsson fecham esta lista com cinco.

Pedro Gonçalo Pinto
Comentador Sport TV e ligado ao Jornal Record. Ténis acima de tudo.