Lajovic fecha semana de sonho em Banja Luka com segundo título da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 23, 2023

Passaram-se quatro anos sem que Dusan Lajovic metesse sequer os pés numa final do ATP Tour, eis que o sérvio completou uma das semanas mais surpreendentes dos últimos tempos para conquistar o segundo título da carreira naquela que foi apenas a sua terceira final. Aos 32 anos, o número 70 do ranking mundial completou uma caminhada brutal em Banja Luka, colocando a cereja no topo do bolo ao derrotar um Andrey Rublev que vinha lançado do troféu em Monte Carlo.

Lajovic celebrou com os parciais 6-3, 4-6 e 6-4, culminando um trajeto que contou ainda com triunfos sobre Filip Krajinovic, Gregoire Barrere, Novak Djokovic Miomir Kecmanovic. Ainda assim, foi preciso ter nervos de aço, tendo em conta que Rublev ameaçou uma reviravolta brutal na terceira partida. O russo viu-se a perder por 5-1 e foi até ao 5-4, salvando até um match point até o seu esforço cair por terra.

Desta forma, Lajovic junta este título ao de Umag em 2019, ano em que tinha atingido a sua outra final, então em Monte Carlo. Em termos de ranking também ganha enorme importância para o sérvio, que assim vai regressar ao top 40. Já Rublev falha o seu 14.º título, sendo esta foi a sétima final perdida na carreira e agora tem os olhos postos no Masters 1000 de Madrid.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt