Justin Engel faz história em Almaty e é o primeiro nascido em 2007 a ganhar um encontro ATP

Por José Morgado - Outubro 14, 2024
engel

Justin Engel, jovem de 17 anos que ocupa o 458.º posto do ranking ATP e que até é hoje era um perfeito desconhecido, fez esta segunda-feira história no ATP 250 de Almaty, no Cazaquistão, ao tornar-se no primeiro tenista nascido em 2007 a ganhar um encontro em quadros principais de torneios ATP.

O jovem que nem sequer foi um (muito) bom júnior — mas que tem tido bons resultados nos escalões secundários nos últimos meses –, derrotou na primeira ronda do evento cazaque o tenista de Hong Kong Coleman Wong, 133.º ATP, de 20 anos, por 7-5 e 6-4, para protagonizar uma das grandes surpresas dos últimos tempos no circuito ATP. Engel é o mais jovem desde Alcaraz (16 anos quando ganhou o seu primeiro encontro ATP em 2020) a vencer um encontro no circuito principal…

Engel junta-se a uma lista de grandes nomes entre os tenistas que foram os pioneiros do seu ano a ganhar um encontro ATP, que nos últimos anos inclui nomes como Jannik Sinner (2001) e Carlos Alcaraz (2003). Na segunda ronda, vai defrontar o argentino Francisco Cerundolo, número 31 ATP.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com