Judy Murray acusa a ITF de "falta de apoio" às mulheres

Por admin - Maio 24, 2015

A família Murray é bastante conhecida nos corredores do mundo desportivo e tem feito ultimamente uso do respeito ganho nos últimos anos para apontar alguns problemas que existem atualmente no ténis. Depois de Andy Murray referir a igualdade de direitos entre homens e mulheres, foi agora a vez de a sua mãe, Judy, apontar a falta de poder decisão das mulheres na Federação Internacional de Ténis (ITF).

O problema apontado por Judy Murray é claro. Segundo a treinadora de 55 anos em declarações ao The Telepgrah“não faz qualquer sentido” que a ITF não tenha qualquer representação feminina nos 14 executivos:

“Não há qualquer mulher no conselho de diretores da ITF, o que demonstra alguma falta de apoio. A maioria das pessoas pensa no ténis como sendo um desporto que prima pela igualdade. Mas todos os que o comandam são homens”.

Aquilo que Judy Murray defende é que a presença de membros femininos no Conselho de Diretores da ITF não seja apenas possível como também obrigatório: “este é um bom exemplo onde uma quota mínima [um número mínimo de mulheres] asseguraria que isto não acontecesse. Se queremos mesmo criar mais oportunidades para as mulheres então precisamos de uma maior representação feminina”.

Judy Murray é capitã da Fed Cup

Judy Murray é capitã da Fed Cup

Apesar do desafio lançado ao órgão máximo do tenis, Judy diz que neste momento “tem muito em que pensar” para estar a assumir a responsabilidade, mas não deixou de traçar o perfil da mulher que se deverá chegar à frente para defender o direito da igualdade, tal como o seu filho tanto reivindica hoje em dia:

“Queremos mulheres com uma voz, que sejam fortes o suficiente para que se faça sentir a sua presença, não alguém que apenas se vá sentar lá e se deixe ultrapassar por um ambiente masculino”

Porque nem tudo é mau, Judy Murray diz que os outros desportos deviam seguir o exemplo do ténis e criar eventos mistos para atrair atenções para as vertentes femininas.