Jovens Lajal e Prizmic encantam com grandes vitórias ATP

Por José Morgado - Outubro 16, 2023
lajal

Mark Lajal, jovem estónio de 20 anos que recebeu um wild card para o ATP 250 de Antuérpia, na Bélgica — prova que é organizada pela Tennium, a mesma empresa que o representa –, aproveitou da melhor forma a oportunidade de jogar um quadro principal deste nível pela primeira vez e… qualificou-se para a segunda ronda.

Com uma exibição de grande nível, o atual número 229 do Mundo impressionou para derrotar o espanhol Jaume Munar, número 83 ATP, por 6-3 e 6-4, num encontro que dominou por completo e em que impressionou especialmente pela qualidade do seu serviço, muito acima da média para um tenista que nem está (ainda) no top 200 mundial. Na segunda ronda, vai desafiar o francês Arthur Fils, que apesar de ser mais jovem do que ele (19 anos) já é top 40 ATP.

Quem também brilhou, nas o ATP 250 de Estocolmo, foi outro menino-prodígio de quem já se tem falado um pouco mais. Dino Prizmic, de 18 anos e atual 168.º ATP, passou o qualifying na Suécia e já está na segunda ronda, após despachar o checo Jiri Lehecka, 30.º ATP, por 6-3 e 7-5. É a maior vitória da carreira do campeão júnior de Roland Garros, que agora espera por Roberto Bautista ou Elias Ymer.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt