Jornalistas são «atletas frustrados», diz John McEnroe

Por admin - Fevereiro 16, 2016

Os anos passam e John McEnroe mantém-se fiel a si próprio. Aos 57 anos, completados esta terça-feira, o antigo número um mundial e campeão de sete títulos do Grand Slam não deixa que a sua veia irreverente esmoreça, aproveitando, para isso, todo e qualquer tempo de antena para revelar a seu desagrado pelo que vai acontecendo no universo tenístico.

O lema de McEnroe parece ser sempre o mesmo – doa a quem doer – e, desta feita, a lança foi arremessada em direção à imprensa. Convidado pela Vanity Fair para participar num debate sobre a relação dos media desportivos com os jogadores, o norte-americano lamentou a falta de informação dos jornalistas que cobrem os torneios, acusando-os mesmo de serem “atletas frustrados”.

“Não são só os jogadores que pensam que os jornalistas são atletas frustrados”, começou por dizer McEnroe, conforme se pode ler (e ver) na Sport Tv Brasil. “Digam-me o nome de um jornalista – talvez vocês conheçam algum, mas eu não conheço nenhum – que não desejasse estar no lugar do atleta”, continou.

“Há jornalistas que para atraírem mais a atenção falam alto, tentam ser bombásticas e mostrar opiniões fortes… Por que razão um atleta que consegue hoje expor sua opinião de maneira clara precisa de responder a um jornalista mal informado? Deveria é dizer ‘sabes como é estar naquela situação?’ É algo que eu respeitaria”, acrescentou o antigo jogador.

O controverso comentador da ESPN, conhecido pela sua natureza temperamental em court enquanto jogador, foi ainda mais longe, admitindo existir alguma “inveja” entre a classe jornalística no que toca a ganhos monetários.

“Voltando aos velhos tempos, a diferença dos salários entre um atleta e um jornalista não era nada comparada com o que se regista agora. Portanto, acho que alguns [desses problemas] vêm… Eu não queria usar a palavra ‘inveja’, mas acho que vou usá-la. Hoje existe essa enorme discrepância”, concluiu McEnroe.

No debate participaram ainda dois jornalistas: Bill Simmons, da HBO, e Cory Johnson, da Bloomberg.