This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Jornalista norte-americano denuncia que Arábia Saudita pagou a adeptos… para encher estádio
A Arábia Saudita está a tentar tornar-se num membro importante no que ao ténis diz respeito. Já tem as NextGen ATP Finals, as WTA Finals e recentemente organizou o luxuoso Six Kings Slam. Pois bem, os milhões sauditas geram sempre polémica e agora ainda mais com as denúncias feitas pelo jornalista Ben Rothenberg.
Ora, o norte-americano revelou que foi contactado por um homem saudita que denunciou um esquema para manipular o número de adeptos nas bancadas do último dia das NextGen Finals. É que os primeiros dias de competição foram um enorme falhanço, com o estádio quase vazio, ao ponto de serem utilizado todos os meios possíveis para esconder ao máximo essa realidade nas transmissões televisivas.
Pois bem, o homem a quem Rothenberg chama ‘Fahd’ entrou num grupo de WhatsApp em que estavam 700 trabalhadores locais com uma proposta de trabalho: pelo equivalente a 25 euros, teriam de estar quatro horas a assistir a encontros de ténis mais tarde naquele dia. Existia um questionário do Google Form para preencher — que ainda está online — e havia várias indicações. “Uma das condições importantes é silêncio total nas bancadas. É muito importante ficar calmo. Não cumprir as regras pode levar a redução do pagamento”, afirma.
Leia também:
- — Thiem despede-se do ténis: «Vou sem remorsos, nunca pensei ter tanto êxito»
- — [VÍDEO] Veja e desfrute: os 50 melhores pontos de Dominic Thiem
- — [VÍDEO] Sinner ‘apanhado’ a treinar com a raqueta… de Djokovic
Fahd referiu ter sido contratado através de uma empresa chamado Triple P Events, uma prática que diz ser comum neste tipo de casos. “Quando o governo não quer sujar as mãos, contrata uma empresa para chamar empregados. Se um erro acontece, despedem rápido o empregado e substituem-no”, explicou. Os adeptos, ao menos, percebiam de ténis? Nem por isso. “Posso garantir que nem fazia a mínima ideia do que ténis era. Mas um pouco de dinheiro e um bom tempo não doem”, rematou.
- Categorias:
- ATP World Tour