Zhang choca Halep e Venus também diz adeus

Por admin - Janeiro 19, 2016

Ela esperou meia década e teve de passar por 14 derrotas em primeiras rondas, mas o dia 19 de janeiro de 2016 ficará para sempre marcado como aquele em Shuai Zhang conseguiu, finalmente, quebrar a malapata em primeiras rondas de torneios do Grand Slam. A chinesa, que tem conseguido muito sucesso em torneios mais pequenos ao longo dos últimos anos, protagonizou a grande surpresa do torneio feminino até ao momento, ao bater a romena Simona Halep, número dois mundial, por 6-4 e 6-3.

Halep apareceu em court irreconhecível e muitos furos abaixo do seu melhor, acabando por ser completamente ultrapassada em potência por Zhang, que para marcar presença no quadro esta temporada teve de passar pela fase de qualificação.

i mean

Numa jornada que voltou a ter muitas surpresas, Venus Williams, a outra top-8 do último quarto do quadro feminino… também foi eliminada. Sem energia, muito irregular e mentalmente ausente, a norte-americana nunca foi verdadeira oposição para a número um britânica Johanna Konta, que venceu por claros 6-4 e 6-2.

No final, ninguém ficou a saber o que Venus Williams tinha a dizer sobre o encontro, porque ela faltou à conferência de imprensa.

Quem também teve de sofrer muito para seguir em frente foi a alemã Angelique Kerber, que escapou à derrota… por um ponto! A alemã, sétima cabeça-de-série, salvou um match point no segundo set antes de bater a japonesa Misaki Doi, num encontro fabuloso, por 6-7(4), 7-6(6) e 6-3, num encontro que durou quase três horas e em que acabou com alguns problemas físicos.

Muguruza e Ivanovic passeiam

Em sentido inverso, Garbine Muguruza, número três mundial e um dos nomes a ter em conta para a luta pelo título em Melbourne, somou a sua primeira vitória da temporada – havia desistido na primeira ronda de Brisbane – ao bater facilmente a estónia Anett Kontaveit por 6-0 e 6-4, no encontro de abertura da segunda jornada na Rod Laver Arena.

Outra das favoritas do público, Ana Ivanovic, também somou a sua primeira vitória de 2016, após um início de época muito pouco conseguido. A sérvia, que caiu nas últimas semanas para o 23.º posto do ranking WTA, bateu a wildcard australiana Tammi Patterson, por 6-2 e 6-3, sem enfrentar qualquer ponto de break ao longo da partida.

“Fiz um encontro sólido e tentei ser agressiva desde o primeiro momento. É muito bom para mim conseguir esta vitória. O meu serviço está bom e sinto que pode ser uma arma. É esse o meu objetivo e tenho trabalhado muito”, confessou a sérvia em conferência de imprensa.

Entre as restantes cabeças-de-série, destaque ainda para os triunfos tranquilos de Karolina Pliskova (d. Birrel 6-4 e 6-4), Jelena Jankovic (d. Polona Hercog 6-3 e 6-3), Timea Bacsinszky (d. Katerina Siniakova 6-3 e 7-5), Elina Svitolina (d. Vicky Duval 6-2 e 6-3) e Sabine Lisicki (d. Petra Cetkvoska 6-4 e 6-4). Caroline Garcia e Irina Begu foram eliminadas.