João Sousa volta às vitórias em Kitzbuhel e trava série de sete derrotas

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 25, 2022

João Sousa entrou no ATP 250 de Kitzbuhel numa série de sete derrotas, mas isso não tirou confiança ao melhor português de todos os tempos. Prova disso foi a boa exibição com que coroou o regresso às vitórias, garantindo desde já um lugar na segunda ronda na terra batida austríaca.

Com o qualifier Vit Kopriva (159.º) pela frente, o vimaranense de 33 anos, número 61 do Mundo, festejou com os parciais 6-1 e 7-5, mas a verdade é que até estava encaminhado para uma vitória bem mais esclarecedora, tendo em conta que chegou a ter ponto para fazer um duplo break e fazer o 5-1 no segundo set. Ainda assim, corrigiu o tropeção que se seguiu e fechou em dois sets.

Desta forma, festejou pela primeira vez desde Roland Garros, contra Jason Tseng, sendo que agora se vai tentar inspirar na caminhada que teve em Kitzbuhel em 2017, quando atingiu a final e só perdeu com Philipp Kohlschreiber.

João Sousa fica agora à espera para conhecer o adversário na próxima ronda, com a certeza de que vai sair do duelo entre o brasileiro Thiago Monteiro (67.º) e o checo Jiri Lehecka (68.º), isto num torneio que já ficou sem Casper Ruud e Matteo Berrettini, as duas principais figuras.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt