João Sousa volta às vitórias e está a um passo do quadro em Viena

Por José Morgado - Outubro 22, 2022

João Sousa, número 67 do Mundo e melhor tenista português de todos os tempos, voltou este sábado às vitórias pela primeira vez desde o fim-de-semana de Taça Davis em Viana do Castelo — diante do Brasil — e qualificou-se para a segunda e última ronda do qualifying do ATP 500 de Viena, na Áustria, que deverá ser o seu penúltimo torneio de 2022.

O vimaranense de 33 anos derrotou na primeira ronda, em pleno court central, o wild card austríaco Alexander Erler, wild card da organização que ocupa o 769.º posto do ranking mundial de singulares (mas é top 80 de pares), por 7-6(5) e 7-5, em 1h40, num encontro em que resistiu ao excelente serviço do tenista da casa, que disparou 14 ases em dois sets.

Na ronda de acesso ao quadro, avizinha-se um duelo mais difícil para Sousa, que vai defrontar o vencedor do encontro entre o japonês Yoshihito Nishioka e o bielorrusso Ilya Ivashka.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt