João Sousa volta a não ter chances frente a russo e cai em Roma

Por José Morgado - Maio 8, 2023
FOTO: Miguel Reis

João Sousa, melhor tenista português de sempre e atualmente caído para o 156.º posto do ranking ATP, não conseguiu evitar esta segunda-feira uma sexta derrota consecutiva, que agrava a sua crise de confiança, ao perder na primeira ronda da fase de qualificação do ATP Masters 1000 de Roma, em Itália, onde é o tenista português com mais vitórias de sempre — como em quase todos os grandes torneios do circuito.

O vimaranense de 34 anos, que vive um momento muito complicado, caiu diante do russo Roman Safiulin, que recentemente já o havia derrotado no qualifying de Madrid antes de só parar na terceira ronda do quadro principal, por 6-1 e 6-3, num encontro em que o russo, 103.º ATP, só precisou de 66 minutos para triunfar. O minhoto melhorou face ao duelo entre ambos em Madrid e ainda ameaçou no início do segundo set, mas voltou a vencer apenas quatro jogos.

Na próxima semana, Sousa joga o Challenger 75 de Tunes, no qual optou participar apesar de em Portugal haver um torneio da mesma categoria nessa semana, no Jamor.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt